O que a cor de sua língua diz sobre sua saúde

A nossa língua tem como papel mais importante detectar sabores e auxiliar a capacidade de pronunciar palavras, mas também ela tem outras funções. O estado da língua também pode dizer muito sobre o estado de saúde de uma pessoa.

Muitos fatores podem contribuir para esse papel, como mudança de textura, alterações de cor ou presença de manchas e listras, todos eles podem indicar alguma condição ou problemas de saúde.

Você mesmo pode fazer o teste, basta abrir a boca e observar se sua língua possui alguns desses indícios que vamos citar abaixo:

  1. Alteração na cor

A cor da nossa língua pode indicar algum tipo de problema diferente:

Marrom: Esta cor não é muito comum e pode ser um sinal de melanoma, uma forma de câncer de pele que é mais letal.

Branco: Isto pode ser causado por desidratação ou detritos presos na superfície da língua, e que pode piorar ainda mais com o tabagismo. Uma recomendação é que você limpe sempre sua língua quando for escovar os dentes e beba mais água.

Preto: Alimentação, abuso de tabaco e produtos químicos (antibióticos, por exemplo) podem deixar vestígios e acumulados na superfície das bactérias da língua.

Amarelo: Geralmente, uma língua com a superfície amarela é provocada por desidratação, fumo ou febre. Em casos raros, pode ser um sinal de doença hepática.

Vermelho: Um possível sinal da doença de Kawasaki

  1. Pontos e listras

Hits: solavancos sobre a língua pode ser um sintoma de infecção ou uma reação alérgica, especialmente se ocorrem no topo da língua. Provavelmente eles não te causarão um incômodo muito grande, mas podem indicar algum problema em seu corpo.

Língua de morango: Ela pode ocorrer em 2 fases;

Primeiro, começa com inchaço e revestimentos brancos em partes da língua em crianças, geralmente é uma indicação precoce de escarlatina. Então, em 4-5 dias, a língua fica inchada e avermelhada, com uma aparência similar a de um morango.

Aftas: Estas pequenas úlceras superficiais costumam arder e incomodar na hora de comer. Apesar de não serem tão perigosas, as aftas podem ser causadas pelo estresse ou outros fatores.

 

  1. Alterações na textura da língua

A glossite pode fazer com que sua língua fique mais sensível do que o natural. A inflamação também é um sintoma comum. Este pode ser o resultado de desnutrição, ou seja, a deficiência de vitaminas B e ferro no corpo, por isso tenha cuidado com o que você come ou deixa de comer.

As informações contidas aqui não substituem uma consulta médica, é importante que você procure médico regularmente.

Comments

comments

Natureza que cura