Home / Sem categoria / Escutar pessoas que se queixam o tempo inteiro acaba com a sua energia

Escutar pessoas que se queixam o tempo inteiro acaba com a sua energia

O estilo de vida moderno é tão exigente em cada âmbito que, inevitavelmente,todos, em algum momento, se queixam do que precisam enfrentar.

Mesmo que seja uma reação natural que permite liberar a tensão em situações complexas ou dolorosas, algumas vezes, sem notarmos, converte-se em um ladrão de nossas energias.

 Não é ruim sentir empatia quando as pessoas próximas a nós estão com dificuldades, mas escutar aqueles que se queixam de tudo é mais prejudicial do que imaginamos.

O mais preocupante é que a atitude chega a ser tão tóxica e manipuladora que nos faz pensar que somos insensíveis ou egoístas pelo simples fato de não querermos continuar escutando.

Por isso é importante saber identificar estas pessoas, conhecer quais são os efeitos de sua negatividade em nossa vida e o que fazer a respeito.

O perfil da pessoa acostumada a se queixar

Vivem menosprezando a vida que levam, sempre querem se fazer de vítimas, se queixam porque sim e porque não e, principalmente, nunca fazem nada para mudar tudo aquilo que tanto as atormenta.

Apesar de que no princípio pareça algo normal, com o passar do tempo percebemos que, mais do que uma situação difícil, a queixa surge de um hábito que já faz parte do estilo de vida daquela pessoa.

Esta passa a ser um ato consciente ou inconsciente de manipulação, com o qual a queixa tenta gerar culpa, compaixão ou solidariedade, quase sempre para não assumir suas próprias responsabilidades.

Sentimos que é nossa obrigação ajudá-los a resolver seus problemas ou, pelo menos, ser seu ombro amigo a todo momento.

As consequências de escutar as pessoas que se queixam demais

As atitudes daqueles que se queixam por tudo são tão negativas que, de repente, começamos a sentir mais cargas do que deveríamos ter.

Escutar-pessoas-que-se-queixam-o-tempo-inteiro-acaba-com-a-sua-energia-natureza-que-cura

Mesmo que tenhamos a capacidade de aconselhar ou ajudar este tipo de pessoa, estar exposto a sua forma de ser nos tira uma parte importante de nossas energias.

É difícil notar, mas nosso cérebro sofre mudanças devido às emoções que são geradas pela condição do outro.

Sentimentos como a frustração, a culpa e a tristeza modificam alguns processos que liberam hormônios no cérebro, e aumentam a suscetibilidade a ter:

  • Desequilíbrios emocionais
  • Dificuldades para resolver os próprios problemas
  • Redução da concentração
  • Pensamentos negativos

O que podemos fazer para enfrentar a atitude queixosa?

Na vida nem tudo acontece como planejamos e, muitas vezes, temos que enfrentar desafios que não queremos nem esperamos.

No entanto, de nada serve nos fecharmos na frustração e na amargura, dado que são atitudes que nos impedem de seguir crescendo.

A energia que usamos ao nos queixarmos é aquela de que precisamos para superar essas situações que parecem ser um obstáculo.

Por esta razão, além de evitar ser parte das pessoas queixosas, é primordial entender que não estamos na obrigação de atender ou escutar aqueles que só reclamam.

Não podemos pretender solucionar a vida dos outros quando precisamos destes esforços para gerar nossas próprias mudanças.

Então… o que fazer?

1. Tome distância

Sempre que for possível, procure se afastar ao máximo destas pessoas, já que com suas atitudes tentarão manipulá-lo

Quanto menos prestar atenção, mais rápido entenderão que você não deseja investir suas energias em escutar seus pensamentos negativos.

2. Faça entender que o problema é dele

Mesmo que você tire um tempo para escutar as queixas, faça a pessoa saber que os problemas que tem são por esse modo de pensar.

Procure não se deixar afetar pela situação e aconselhe a pessoa a tomar medidas para solucionar seus próprios problemas.

3. Não mostre fraqueza

Dado que estas pessoas têm a habilidade manipular com suas atitudes, é essencial ter um escudo para não demonstrar que estamos dispostos a ajudar com cada problema que nos exponham.

Embora às vezes seja inevitável sentir empatia, procure controlar a situação para não sentir essa necessidade de ajudar quando o problema nem sequer o envolve.

4. Estabeleça limites

Você está em todo o seu direito de exigir que a pessoa não compartilhe mais suas tragédias e queixas.

Se já está cansado de escutar todo o tempo esses pensamentos negativos, diga que não te agrada e prefere não ser aquele lenço de lágrimas.

Você tem um amigo ou familiar se queixando o tempo todo? É momento de agir!

Evite seguir seu jogo porque, em algum momento, começará a sentir que tanta negatividade interfere em sua própria vida.

Fonte: Melhor com Saúde

Loading...

Comments

comments

x

Check Also

pessoas_do_mal

11 sinais de alerta de que você está convivendo com uma pessoa do mal sem saber!

O ser humano nasce bom e a sociedade o corrompe – como ...