Home / Dicas / Como prevenir a Acne

Como prevenir a Acne

Ainda há esperança! Embora a acne não seja totalmente curável, alguns métodos podem te ajudar a controlá-las ou ao menos minimizar o seu aparecimento.

É crucial começar a controlar essas temidas manchas logo que os primeiros sinais apareçam, assim será menos provável que você sofra com as cicatrizes que elas podem deixar em sua pele.

Porque comigo?

Antes de tudo, é importante ressaltar que a culpa do aparecimento das acnes não é culpa sua. Contrariando a crença popular, a acne não é causada pelo que você come, ou quantas vezes você lava seu rosto. Ela é causada por uma combinação de fatores, mais especificamente embaixo da superfície da pele, fatores esses que vão além do seu controle, tais como:

  • Como o seu equilíbrio hormonal afeta a quantidade de óleo que sua pele produz;
  • Genética – seu histórico familiar pode influenciar se você está propenso ao aparecimento de acnes em sua pele

Dicas de prevenção

Um dos equívocos mais comuns sobre as acnes é que ela é causada pela sujeira na pele e dieta. Errado! A acne é causada por uma combinação de fatores que vão além do nosso controle, como o equilíbrio hormonal e o ritmo natural do sistema de renovação da nossa pele. Embora a culpa do aparecimento das acnes não seja sua, saiba que você também não é totalmente impotente em relação a isso. Você pode ajudar seu corpo a vencer a batalha contra as acnes dando-lhe o que ele precisa para ficar forte e saudável. Siga essas simples regras diárias e sua pele vai te agradecer por isso!

Limpeza diária – Não excesso de lavagem

Lave gentilmente o rosto duas vezes por dia para remover o excesso de oleosidade, bactérias e células mortas da pele. Lembre-se: uma vez que a acne não é causada pela sujeira, excesso de lavagem não vai ajudar, é mais provável que resseque sua pele, fazendo-a produzir ainda mais óleo. Assim, evite fazer mais do que duas limpezas por dia. Se você for esfoliar o rosto, certifique-se que você está utilizando produtos suaves, para não danificar sua pele.

Evite passar em sua pele produtos a base de álcool

O álcool é um forte adstringente que remove a camada superior da pele, fazendo com que suas glândulas sebáceas produzam mais óleo. O resultado disso é uma pele ressecada, avermelhada, e potencialmente com ainda mais manchas.

Uma alimentação saudável ajuda na luta contra a acne

Embora a dieta não seja a causa das manchas, uma dieta equilibrada pode dar ao seu corpo o que ele precisa para combater as acnes. Em geral, escolha frutas frescas e legumes, e beba pelo menos 2 litros de água por dia.

Exercício físico

Praticar atividades físicas melhora a circulação, reduz os níveis de estresse e aumenta seus níveis de energia. Sua pele também se beneficia do aumento do fluxo sanguíneo que resulta em um nível mais elevado da frequência cardíaca e oxigênio na corrente sanguínea.

Por outro lado, quando você se exercita, seus movimentos geram calor e sua roupa e equipamentos geram atrito. Até que você tome banho, o calor e umidade estão presos entre sua roupa e sua pele, criando um terreno ideal para a propagação de bactérias, sendo assim:

  • Remove sua maquiagem antes de se exercitar;
  • Se você está propenso ao aparecimento de espinhas na pele, priorize utilizar roupas folgadas e de algodão durante os exercícios;
  • Sempre que puder, tome banho imediatamente após o exercício físico

Não esprema suas espinhas

Ao espremer suas espinhas, sua unha pode passar bactérias para uma região mais profunda da sua pele, causando o aumento da inflamação e causando um dano maior.

Descanse

Uma boa noite de sono (pelo menos 7 horas por dia) pode fazer maravilhas em sua pele. Um corpo saudável, bem descansado tem os recursos para construir um forte sistema imunológico. Embora um sistema imunológico forte não evite as manchas completamente, ele pode ajudar a combater as infecções, fazendo com que suas espinhas sumam mais rapidamente e que sua pele clareie.

Loading...

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

x

Check Also

chá de gengibre para emagrecer

Como perder peso e gordura da barriga com gengibre!

O gengibre é um ingrediente de cozinha muito comum e que tem ...