Home / Dicas / 3 Passos que te ajudarão a prevenir o Alzheimer

3 Passos que te ajudarão a prevenir o Alzheimer

De acordo com estudos feitos pelo NCBI, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso corporal dentro da normalidade podem ser fundamental para prevenir o Alzheimer. Segundo o estudo, esses fatores ajudam a diminuir o acúmulo de proteínas no cérebro, que estão associadas diretamente a doença de Alzheimer.

Esses mesmos fatores e estilo de vida já são recomendados para prevenir muitas outras doenças, e previnem até a demência na velhice, visto que eles reduzem previamente o encolhimento e atrofiamento do cérebro.

Os pesquisadores tiveram como base 44 adultos, com idades entre 40 a 85 anos, que tinham enfrentado problemas de memória leve, mas não tinham sido diagnosticados com demência ou Alzheimer. Os voluntários forneceram informações sobre sua dieta, a frequência com que eles praticavam exercícios físicos, o índice de massa corporal (IMC), e outros fatores relacionados ao seu estilo de vida. Em seguida os pesquisadores realizaram testes para obter informações detalhadas sobre seus cérebros para medir os níveis de proteína no cérebro de cada voluntário baseado nos seu estilo de vida.

Prevenir o Alzheimer

Os pesquisadores foram à procura de dois tipos específicos de proteínas: depósito de placa beta-amilóide e fios atacados de emaranhados da proteína tau. Ambos os tipos são considerados os principais indicadores do desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Embora o estudo não possa provar uma relação entre a causa e efeito que fizeram encontrar diferenças “moderadas, mas significativas” entre os participantes com estilos de vida saudáveis e pessoas com estilos de vida menos saudável. Especificamente, pessoas que praticavam atividades físicas regularmente e tinham um IMC (índice de massa corporal) normal tiveram menos acúmulo de placas e emaranhados de proteína no cérebro do que aquelas pessoas que não praticavam exercícios físicos regularmente e tinham um IMC elevado.

O novo estudo reforça a ideia de que hábitos que são bons para a saúde do nosso corpo, também são bons para o cérebro. E que eles tem um grande impacto no acúmulo de proteína anormal no cérebro.

Em seu artigo, os autores da pesquisa sugerem que adotar um estilo de vida mais saudável podem reduzir consideravelmente os riscos de Alzheimer no futuro.

Vale ressaltar que nunca é cedo demais ou tarde demais para adotar a prática de hábitos mais saudáveis, visto que a prevenção do Alzheimer é apenas um dos muitos benefícios que esses hábitos podem trazer para nosso corpo.

Se você ainda não pratica nenhuma atividade física regular, procure iniciar com exercícios mais simples; como caminhada, andar de bicicleta ou frequentar uma academia. A parte da alimentação também é fundamental, adicione uma dieta equilibrada a suas refeições e evite alimentos com muita gordura.

Fonte: Real Simple / NCBI

Loading...

Comments

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.

x

Check Also

chá de gengibre para emagrecer

Como perder peso e gordura da barriga com gengibre!

O gengibre é um ingrediente de cozinha muito comum e que tem ...